IInspirar: atitudes que transformam

VIDA ALÉM DA FOLIA

February 27, 2019

 

                                                              

 

     Vem aí mais um feriado. Embora haja muitos foliões espalhados pelas ruas, muitas pessoas não gostam ou não poderão participar do carnaval. Então, abaixo seguem algumas dicas variadas para quem gosta de um bom programa de leitura e de cinema.

    O primeiro livro indicado vai para quem pretende dedicar seus próximos dias para espiritualização. É o espetacular livro O nobre caminho óctuplo: o caminho para o fim do sofrimento, de Ven. Bhikkhu Bodhi. O autor é um monge budista da escola Theravāda, fundador do Buddhist Global Relief, instituição que combate a fome no mundo. No livro o autor exibe com elegância e erudição a filosofia budista em sua essência. Confesso que mesmo tendo lido algumas centenas de livros ligados à espiritualidade, este livro espanta pela clareza, didática e riqueza de conteúdo e, por isso, está seguramente entre os dez melhores que já li nesta temática. É um livro para ter lugar de destaque em sua estante.           

     Ainda na pegada espiritual, o segundo livro que recomendo é O delírio de Dawkins: uma resposta ao fundamentalismo ateísta de Richard Dawkins, de Alister McGracth e Joanna McGrath. Como o próprio título indica, o livro é uma resposta ao agressivo e muito criticado livro Deus: um delírio, do biólogo evolutivo Richard Dawkins, que é referência de uma linha fundamentalista do ateísmo. O casal McGracth destrincha e descontrói totalmente o livro de Dawkins com fartos e inteligentes argumentos. É um livro fino, gostoso de ser ler e dá uma rara aula de honestidade intelectual. Aliás, destaco especialmente a obra de Alister, que é teólogo de escol. Vale acompanhar tudo o que Alister escreve. É alguém que se deve parar para ouvir.

     Mas se você quer uma leitura mais leve, que te surpreenda profundamente e que abale sua visão de mundo, então não deixe de ler o livro A vida secreta das árvores, do silvicultor Peter Wohlleben. No livro, que se baseia em pesquisas científicas recentes, ele conta histórias espantosas, habilidades chocantes e caraterísticas desconhecidas das árvores. Você nunca mais vai olhar do mesmo jeito para seu jardim e para uma floresta. 

     Caso você queira aproveitar o feriado para atividades físicas ou esportivas ou se inspirar para se cuidar mais, então uma ótima dica é o livro Quebrando os Limites da jornalista Carol Barcellos, conhecida pelas épicas aventuras do programa Planeta Extremo. É um dos livros de referência do meu curso de Aprendizagem Multidimensional. É um belo relato do poder da dedicação e do treinamento. Livro para se ler de um fôlego só. Em breve, o livro será resenhado neste site.                  

     Mas se queres indicação de um clássico, então - aproveitando o renovado interesse atual pela filosofia estoica - recomendo o livro Meditações do imperador romano Marco Aurélio. É um livro inteligente, provocativo, fácil de ler e que abre a alma de um pensador arguto e cativa até os leitores mais exigentes.

     Agora se você é da turma da pipoca e quer desafiar suas verdades, então recomendo cinco opções de filmes e documentários: Na natureza selvagem (direção de Sean Penn) é um filme biográfico do estadunidense Christopher McCandless que muda radicalmente de estilo de vida, Capitão Fantástico (Direção de Matt Ross) é uma comédia e drama que discutem estilos, opiniões e comportamentos tidos como normais por nossa sociedade, O ponto de mutação (Direção de Bernt Capra) é baseado no famoso best seller e livro homônimo do físico Fritjof Capra, onde este faz um panorama geral das grandes mudanças científicas e filosóficas de nosso tempo, On Yoga: a arquitetura da paz (Direção Heitor Dhalia) é baseado no livro homônimo do fotógrafo Michael O’Neill e exibe 10 anos da jornada deste pelo universo da ioga e, por fim, a Data Limite segundo Chico Xavier (Direção Fábio Medeiros), traz suposta previsão sobre nosso futuro e é baseado em entrevistas de Chico Xavier, de médiuns e de pessoas próximas ao ícone do Espiritismo.

     Então, boa diversão!

                       

Please reload

Featured Posts

VIDA ALÉM DA FOLIA

February 27, 2019

1/10
Please reload

Recent Posts

February 27, 2019

January 1, 2019

November 2, 2018

Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags