A SEDE DE PAZ


Tenho feito muitas palestras e treinamentos que tratam, direta ou indiretamente, sobre a paz. Quase sempre são eventos com lotação máxima. Menos por minha pessoa, muito mais pelo assunto.

Percebo que há um interesse genuíno. Em verdade, há mais do que interesse, há uma sede espiritual de paz. A palavra espiritual aqui não tem conotação religiosa. Refiro-me à essência do que nos define como ser humano.

As pessoas escutam atentas, riem das suas próprias histórias e fazem perguntas relevantes sobre o tema.

Não precisa ser um especialista para perceber que criamos sociedades adoecidas, com pessoas convivendo e enfrentando os mais diversos conflitos e, por vezes, em ininterrupta prontidão de guerra, sempre em alerta contra inimigos reais e, sobretudo, imaginários.

Um dia a fatura chega. E está chegando rapidamente através do adoecimento geral, da medicalização da alma e da fuga da realidade. O número de pessoas ansiosas, depressivas e com problemas mentais diversos nunca foi tão alto e não para de aumentar.

Será que vamos continuar fingindo que isso é normal?

É impossível viver sem conflitos. Eles compõem a realidade. Viver é se relacionar e não existe possibilidade de se relacionar sem conflitos. Mas não se pode confundir conflito com confrontos e tampouco generalizar, pois existem muitos tipos de conflitos e nem todos são ruins. Muito pelo contrário, podem ser vetores de uma verdadeira paz. O que não convém é normalizar uma cultura de violência que estimula a luta de todos contra todos.

A paz não é um ideal utópico de algum multiverso polianesco. A paz é um valor primordial e indispensável. Mais que isso, é o estado de espírito mais fértil para o desenvolvimento de todo potencial humano. Uma pessoa sem paz é uma pessoa com seu potencial obstruído.

Portanto, estimular a cultura de paz é estimular um mundo onde mais pessoas e instituições expressem todo seu potencial. E nunca o mundo precisou tanto disso.

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon